A peça trouxe uma história divertida e educativa, retratando a jornada de Capitão Guincho, Cabeça de Peixe, Barbatana e um músico marujo após serem atingidos por uma tempestade e acabarem na Ilha de Santo André. Durante essa aventura, as crianças puderam aprender de forma lúdica a importância da segurança nas vias públicas.
Segundo a professora da rede municipal, Adriana Aparecida da Silva, ações como essa são fundamentais, principalmente para alunos em fase de formação. Além de proporcionar o contato com o teatro, a peça ensina conceitos importantes de trânsito, contribuindo para a disseminação do conhecimento.
A proprietária da Cia. Sopa de Comédia, Edna de Castro, ressaltou que a peça é interativa e participativa, o que estimula as crianças a ensinar os conceitos aos atores. Para ela, esse estímulo é essencial no processo de aprendizado, tornando as crianças multiplicadoras de conhecimento.
A apresentação faz parte do calendário do Mês da Mobilidade Urbana, promovido pela Gerência de Educação de Trânsito (GET) da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Santo André. Durante todo o mês, foram realizadas palestras temáticas, blitze educativas e o Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob) em três escolas da rede municipal de ensino.
O Cimob é um equipamento que simula a montagem de uma cidade-mirim, com sinalização de trânsito, reproduzindo situações reais e educativas para incentivar comportamentos seguros nas vias públicas. Além disso, o Centro de Educação para Mobilidade (CEM), construído em espaço anexo à Sabina, recebeu diversas escolas para atividades lúdicas e pedagógicas sobre o tema.
Ainda como parte das ações do Mês da Mobilidade, foram realizados dois cursos de direção defensiva para motoristas e motociclistas, com o objetivo de apresentar conceitos e modelos para uma pilotagem segura. Também ocorreu uma blitz educativa para motociclistas, com orientações sobre a legislação, distribuição de materiais educativos e serviços de manutenção.
O personagem Mister Mão, um dos símbolos do Mês da Mobilidade, também marcou presença nas escolas municipais, interagindo com pais e alunos. Todas essas iniciativas visam a conscientização e a promoção de um trânsito mais seguro e ordenado, principalmente entre os mais jovens, que são o futuro do trânsito brasileiro.