A ação já capacitou cerca de 23 mil pessoas de mais de 400 municípios paulistas. Serão quatro turmas ministradas por quatro professores surdos, sendo duas com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, e duas com aulas às terças e quintas-feiras.
O conteúdo programático abordado pelos professores surdos inclui temas como: o que é Libras, identidade surda, cultura surda, comunicação entre surdos e ouvintes, regionalismos na Libras, sistema de notação da Libras, alfabeto manual, cumprimentos, saudações, condições climáticas, advérbios de tempo, singular e plural, animais, expressões faciais, materiais escolares, pronomes pessoais, números, dias da semana, família, sentimentos, horas, ambientes da residência, localidades, direção/perspectiva, meios de transporte, profissões, documentos, verbos e configurações de mão.
O curso tem duração total de 40 horas, sendo 30 horas de aulas ao vivo pela plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras. Durante as aulas, é necessário o uso de câmera. Para receber o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% nas aulas ao vivo e atingir média final igual ou superior a 5,0.
As vagas são limitadas e o público-alvo são pessoas a partir de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas mensalmente por meio do site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo é promover a inclusão e capacitar pessoas sem deficiência auditiva a se comunicarem em Libras, contribuindo para uma sociedade mais acessível e igualitária.
Não perca a oportunidade de participar dessa qualificação gratuita e valorosa. Inscreva-se a partir do dia 3 de outubro, às 10h, e faça a diferença na vida das pessoas com deficiência auditiva. Para mais informações e inscrições, acesse o site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.