Para participar da votação, é necessário estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Os eleitores devem comparecer a um dos 325 pontos de votação levando o título de eleitor e um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou Carteira Profissional.
O horário de votação será das 8h às 17h. A lista de candidatos, juntamente com seus números e endereços dos locais de votação, está disponível no site da Prefeitura de São Paulo.
Cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos. O processo de votação é similar ao das outras eleições: é necessário inserir o número de cada candidato e confirmar até que a urna eletrônica indique “fim”. Caso o eleitor queira votar em menos candidatos, é possível selecionar a opção “branco” até concluir o processo.
Diferente das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor na eleição para os conselhos tutelares é opcional.
Neste ano, a eleição em São Paulo conta com 1.240 candidatos habilitados. A cidade possui o maior colégio eleitoral do país e teve 150 mil votantes na última eleição, realizada em 2019.
Os conselhos tutelares foram criados há mais de três décadas, com a instituição do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). De acordo com o artigo 131 do código, os conselhos são órgãos autônomos responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Na capital paulista, existem 52 conselhos distribuídos pela cidade, cada um com cinco membros. As unidades funcionam das 8h às 17h em dias úteis e possuem plantões remotos nos fins de semana e feriados.