Caso suspeito de febre maculosa em criança no Distrito Federal é descartado após testes negativos e investigação realizada pela SES-DF.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou na última quarta-feira (27) que um caso suspeito de febre maculosa em uma criança não foi confirmado. Foram realizadas três coletas de sangue, nos dias 31 de agosto, 11 e 15 de setembro, sendo que todas apresentaram resultado negativo.

Essas amostras foram encaminhadas para o Laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), localizado em Minas Gerais, que é uma unidade de referência nacional para a testagem de febre maculosa. Com os resultados negativos e considerando as ações de vigilância epidemiológica e ambiental, a SES-DF encerrou a investigação do caso.

Em 13 de setembro, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da SES-DF, realizou uma busca minuciosa no Pontão do Lago Sul para investigar possíveis carrapatos contaminados pela bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa. Entretanto, não foram encontrados carrapatos. Até o momento, tanto no Lago Sul quanto em outras partes do Distrito Federal, não foram identificados carrapatos contaminados com a bactéria.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril e aguda, cuja gravidade pode variar. Ela pode se apresentar de forma leve e atípica, assim como pode se tornar muito grave, com alta taxa de letalidade. Essa doença é causada pela bactéria do gênero Rickettsia, que é transmitida pela picada do carrapato estrela.

Dentre os principais sintomas da febre maculosa destacam-se febre súbita, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que começa nas pernas e se estende até os pulmões, levando à parada respiratória.

A Secretaria de Saúde recomenda que, ao perceber a picada do carrapato ou os primeiros sintomas da doença, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento é realizado com um antibiótico específico e, em alguns casos, pode ser necessário internar o paciente. É importante ressaltar que a falta ou demora no tratamento da febre maculosa pode agravar o caso, podendo levar à morte.

Para prevenir a doença, é recomendado o uso de roupas claras, pois elas facilitam a identificação dos carrapatos, uma vez que eles são de cor escura. Além disso, é importante usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas, evitar locais com grama alta, utilizar repelentes contra insetos e verificar se tanto você quanto seus animais de estimação estão com carrapatos.

Caso seja encontrado um carrapato no corpo, é necessário removê-lo com uma pinça e lavar o local da picada com álcool, sabão e água.

Vale ressaltar que as informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), porém, não foi citada a fonte original da informação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo