Senador expressa preocupação com política econômica e relação do governo com setor empresarial, defendendo diálogo construtivo

O senador Izalci Lucas, do PSDB-DF, fez um pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (25), onde expressou sua preocupação com a política econômica do país e a relação do governo com o setor empresarial. Em suas palavras, o senador destacou a importância de o Poder Executivo construir um diálogo positivo para incentivar o desenvolvimento e a geração de empregos.

Izalci acredita que o governo deveria adotar uma postura que não “atrapalhe” a economia e as empresas, em vez de “criar obstáculos”. Segundo ele, o atual texto da reforma tributária, conhecida como PEC 45/2019, apresenta potenciais impactos negativos para empresários, profissionais liberais e consumidores. Por isso, o senador defende uma análise mais ampla e cautelosa da proposta, com o objetivo de evitar o aumento de tributos.

Em seu discurso, o senador ressaltou sua preocupação com a situação dos empresários brasileiros. Ele acredita que aqueles que tomam decisões sobre política econômica deveriam ter uma experiência prática no mundo empresarial, para entenderem as dificuldades enfrentadas pelos empresários na atualidade. Izalci afirmou: “Querem acabar com o setor empresarial, aquele que alimenta, que gera emprego e gera renda”.

Outro ponto abordado por Izalci foi as mudanças feitas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O senador é contrário a essas mudanças e argumenta que o Carf, como instância administrativa, deve garantir equilíbrio entre os representantes do governo e da sociedade. Ele criticou a declaração do ministro Haddad, que comparou o Carf a um cenário que não representa a realidade. Izalci enfatizou a importância de acompanhar a história e os exemplos dados.

O pronunciamento de Izalci Lucas no Plenário chamou a atenção para a necessidade de um diálogo efetivo entre o governo e o setor empresarial. Ele alertou para os possíveis impactos negativos da reforma tributária e manifestou sua oposição às mudanças no Carf. Resta agora acompanhar os desdobramentos dessas questões e ver como o governo irá lidar com essas preocupações apresentadas pelo senador Izalci Lucas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo