São Paulo empata com Flamengo e conquista título inédito da Copa do Brasil

Com uma dose de sofrimento e diante de mais de 62 mil pagantes no Estádio do Morumbi, o São Paulo empatou com o Flamengo por 1 a 1 neste domingo (24) e fez história ao sagrar-se campeão da Copa do Brasil pela primeira vez em seus 93 anos de história. O tricolor paulista, que já havia conquistado praticamente todos os títulos possíveis (Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial, entre outros), garantiu também uma vaga na Libertadores da América de 2024.

A partida de volta começou com os torcedores são-paulinos tomando conta do estádio, ansiosos e otimistas pelo título iminente. Logo no primeiro minuto, o Flamengo assustou com Pedro recebendo um lançamento pela esquerda, porém o goleiro Rafael conseguiu bloquear sua finalização. O São Paulo teve um começo turbulento, com o zagueiro Arboleda sofrendo dores na coxa esquerda e sendo substituído por Diego Costa.

No início do jogo, o Flamengo mostrou-se mais incisivo, buscando a vitória a todo custo. No entanto, foi o São Paulo que teve uma boa chance com Lucas, que finalizou com um belo voleio. A reta final do primeiro tempo foi movimentada: aos 43 minutos, Pulgar chutou cruzado e a bola desviou levemente no goleiro Rafael antes de bater na trave e ser empurrada para as redes por Bruno Henrique, que estava atento ao rebote. Porém, o São Paulo empatou nos acréscimos com um chute forte de primeira de Rodrigo Nestor, após um cruzamento de Wellington e um soco afastado de Rossi.

Na segunda etapa, as posturas das equipes ficaram ainda mais claras: o São Paulo buscando se defender e explorar contra-ataques, enquanto o Flamengo tentava marcar o gol a todo custo. O time carioca teve diversas boas chances, mas esbarrou na falta de pontaria: Gerson chutou desviado, Arrascaeta finalizou para fora e Pulgar chutou por cima da meta. Em uma rara investida são-paulina, Lucas deixou Luciano na cara do gol, mas ele chutou para fora.

Nos minutos finais, já no desespero, o Flamengo desperdiçou mais duas grandes oportunidades de gol. Pulgar chutou por cima da meta mesmo estando livre quase na pequena área, e Ayrton Lucas chutou para defesa do goleiro Rafael. O empate, que garantiu o título ao São Paulo, foi confirmado após dez minutos de acréscimo, momentos após a expulsão do uruguaio Gabriel Neves.

A torcida são-paulina explodiu de alegria, enquanto o técnico Dorival Júnior, que foi demitido mesmo após conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores da América pelo Flamengo no ano passado, se dividiu entre comemorar a conquista e consolar seus ex-comandados. Para o São Paulo, foi um momento de redenção após um período pouco vitorioso desde o último título brasileiro em 2008. O Flamengo, por sua vez, enfrenta a possibilidade de terminar o ano sem títulos, tendo ainda o Campeonato Brasileiro pela frente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo