Inscrições abertas para curso gratuito de Produção e Mediação Cultural do Festival de Teatro Adolescente

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Produção e Mediação Cultural oferecido pelo Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, em parceria com o Sesc Santo André. O chamamento, destinado a jovens entre 16 e 24 anos interessados em conhecer as dinâmicas da produção cultural do festival, ficará disponível até o dia 8 de outubro e pode ser acessado através do site www.vqvbrasil.com.

Serão oferecidas 30 vagas e as aulas acontecerão de forma online e presencial no Sesc Santo André. O curso terá a duração total de 16 horas, sendo dois encontros remotos de 2 horas cada, nos dias 18 e 19 de outubro, das 19h30 às 21h30, e dois encontros presenciais de 6 horas cada, nos dias 21 e 22 de outubro, das 10h30 às 18h30.

Durante as aulas, serão abordados temas como Fundamentos da Produção Cultural, Cultura como Direito, Produção Cultural Independente, Conceitos de Mediação Cultural e Ética na Produção. A comissão organizadora do festival e produtores culturais, artistas e militantes da cultura irão mediar os encontros.

Caso haja uma procura maior do que o número de vagas disponíveis, a comissão de seleção dará prioridade às pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e/ou autodeclaradas trans, travestis ou não-binárias.

O objetivo da iniciativa “Produção Jovem” é garantir o protagonismo dos jovens no processo de execução do festival e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento daqueles que têm interesse em ingressar no setor cultural. Segundo a organização do VQV Brasil, a ideia surgiu a partir da troca com mais de trinta jovens que já passaram pela produção do festival.

A lista dos selecionados será divulgada no dia 12 de outubro de 2023, no site oficial do evento. O Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil” acontece em Santo André desde 2018 e é um encontro entre artistas e coletivos teatrais formados por jovens de 13 a 19 anos. O evento valoriza o protagonismo jovem no teatro e incentiva o teatro adolescente em todo o país.

Além do curso de Produção e Mediação Cultural, o festival já estabeleceu parcerias com diversas instituições e iniciou o projeto pedagógico “Produção Jovem”, que oferece formação em diversas áreas da execução do projeto para jovens produtores culturais.

Para mais informações sobre o curso e o festival, acesse o site www.vqvbrasil.com, a página do Facebook (@vamosquevenimosbrasil) ou o perfil no Instagram (@vqvbrasil).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo