Garçom e escritor do tradicional bar “Rei das Batidas” recebe título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo

Na última segunda-feira (25/9), a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene para conceder o Título de Cidadão Paulistano ao garçom e escritor Osmar Afrísio dos Santos, conhecido por sua atuação no tradicional bar “Rei das Batidas”. A vereadora Luna Zarattini (PT) foi responsável por conduzir a cerimônia.

Osmar, natural da cidade de Iepê, no interior de São Paulo, tem 62 anos e se tornou conhecido no cenário paulistano por sua habilidade com as palavras. Há 50 anos, ele exerce a profissão de garçom no famoso estabelecimento localizado no bairro do Butantã, sendo muito apreciado não apenas pela qualidade das bebidas oferecidas, mas também pelo seu talento como escritor. Osmar trabalha no local desde os 13 anos.

Foi através do convívio com professores e alunos da Universidade de São Paulo (USP), frequentadores assíduos do bar, que Osmar se encantou pelos livros e se sentiu incentivado a cursar Pedagogia, além de escrever livros e poesias inspirados nas histórias do cotidiano.

A vereadora Luna ressaltou a importância do homenageado: “A história dele e do Rei das Batidas fazem parte de uma história de intelectuais, artistas, que pensaram, que cantaram, que modificaram a cidade de São Paulo, que fizeram poesia… Uma história que se confunde com a história da cidade. E por isso que a gente precisa homenagear”.

A iniciativa de conceder o título a Osmar partiu do ex-vereador e atual deputado estadual Antonio Donato (PT-SP), que destacou o papel e as qualidades do garçom. “A cidade tem muitos personagens, e a gente pode dizer que o Osmar do Rei das Batidas é um deles. Virou um símbolo do estabelecimento. O espaço despertou nele essa vontade de escrever, de falar sobre sua história… Dar o título de cidadão a ele é iluminar um pouco o que é São Paulo”, afirmou.

Durante a cerimônia de entrega do título, Osmar declamou seu amor pela cidade, emocionando amigos e familiares presentes. “São Paulo, eu canto porque você existe, e a minha vida se completa. Eu não sou um simples garçom. Eu sou Osmar, seu fã, amigo, amor e poeta”.

A solenidade completa pode ser assistida no vídeo disponibilizado.

A concessão do Título de Cidadão Paulistano a Osmar Afrísio dos Santos reconhece não apenas sua atuação como garçom, mas também sua contribuição para a cultura e a vida intelectual da cidade de São Paulo, tornando-se mais um símbolo da cidade que se destaca pela sua diversidade e riqueza cultural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo