Plataforma de parcerias facilita conexão e financiamento de projetos na Fundação Oswaldo Cruz

O Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz lançou uma nova plataforma de parcerias, com o objetivo de facilitar a conexão com organizações interessadas em apoiar projetos desenvolvidos pela instituição. A falta desse canal de comunicação tornava mais difícil a construção de parcerias entre setor público e privado, de acordo com o gerente-geral do Escritório da Fiocruz, Luis Fernando Donadio.

A nova plataforma, disponível no site http://captacao.fiocruz.br, funciona como um portfólio digital das ações da Fiocruz que estão abertas para parcerias e financiamento. Além de reunir uma lista completa de projetos disponíveis, o portal oferece informações detalhadas sobre como se inscrever e entrar em contato com a Fundação. O objetivo é facilitar a compreensão dos projetos, seus resultados e impactos.

A plataforma é dividida em categorias de parcerias em potencial, como empresas e fundações, parceiros internacionais e sociedade civil. Dentre essas categorias, há recursos não reembolsáveis disponíveis para financiamento. Segundo Donadio, a plataforma foi construída pensando no usuário final, com foco na facilidade de acesso à informação e na prestação de contas dos projetos apoiados.

Desde o lançamento da plataforma, já foram registrados dezenas de contatos, incluindo 38 parcerias em negociação para projetos não reembolsáveis. A expectativa é que 45 parcerias sejam efetivadas ainda este ano. Dentre os projetos não reembolsáveis com maior adesão de pessoas físicas, destaca-se o Instituto Nacional da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), onde são desenvolvidos programas de humanização hospitalar e suporte para crianças em home care.

Para empresas e fundações nacionais e internacionais, a procura é por projetos que conectem questões de saúde e ambiente, além de projetos relacionados à saúde do trabalhador para o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O interesse nessas parcerias se deve também à ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A plataforma também direciona parceiros interessados para uma linha de financiamento de cooperação, na qual os recursos aplicados pelos parceiros são reembolsáveis. Essa linha é destinada a parcerias de codesenvolvimento produtivo, em que o parceiro contribui com o projeto e tem participação de ganho caso o projeto seja bem-sucedido.

A nova plataforma de parcerias da Fiocruz, lançada pela Coordenação de Gestão e Tecnologia da Fundação, busca dar visibilidade às tecnologias desenvolvidas na instituição que buscam parceiros para licenciamento, desenvolvimento conjunto e financiamento. A plataforma também contribui para o lançamento de produtos e serviços na área da saúde e outras áreas, impactando positivamente o bem-estar da comunidade.

Desde o início de sua operação, em 2008, o Escritório de Captação da Fiocruz já mobilizou centenas de parcerias e viabilizou mais de 150 projetos da Fundação. Com a nova plataforma, espera-se uma maior divulgação e adesão aos projetos e programas abertos para financiamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo