Durante o passeio, os alunos puderam conhecer o Centro de Visitantes do Parque Nascentes e o Museu Castelo, além de visitar a residência de um colega de escola, o jovem Kauã Silva Eleoterio, de 9 anos, que mora em Paranapiacaba. Com muita alegria, Kauã apresentou sua casa para os colegas.
A assistente pedagógica do Polo, Daniela Gil de Souza, explicou que a atividade teve vários objetivos, como proporcionar aos estudantes uma experiência histórica em Santo André e prestigiar o jovem Kauã. “A importância desse passeio para a turma é a questão do protagonismo, porque a gente quis prestigiar o Kauã, que mora em Paranapiacaba, e também a oportunidade de virem conhecer a vila em comemoração ao Dia do Surdo, então proporcionar essa vivência para eles. Incluindo também a turma de ouvintes, que o Kauã também faz parte”, destacou Daniela.
A visita foi acompanhada pelos pais de Renata Castilho, uma das alunas. Eles elogiaram a atividade e ressaltaram a importância do conhecimento adquirido pela filha. “Excelente essa oportunidade dela vir aqui, porque vai trazer ótimo conhecimento para ela. Com certeza chegando em casa vai comentar comigo, então é muito bom”, destacou a mãe Ana Paula de Freitas Castilho.
A visita contou com o auxílio de monitores ambientais. O secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli, ressaltou que a ação fortalece a luta pela inclusão. “Melhor ainda quando a histórica vila inglesa é motivo de descoberta e aprendizagem”, afirmou.
O Polo Bilíngue de Santo André é composto por três unidades escolares do bairro Silveira e é referência no atendimento especializado a alunos surdos. Desde 2016, oferece embasamento em Língua Materna e Língua Portuguesa na modalidade escrita e na comunicação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Dia Nacional dos Surdos foi oficializado em 2008 para lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos, em 1957, no Rio de Janeiro. Nesta data, também é celebrado o Dia Internacional da Linguagem de Sinais e a Semana Internacional dos Surdos, com o objetivo de refletir sobre a inclusão das pessoas surdas na sociedade e debater seus direitos.