Estudantes do Polo Bilíngue de Santo André participam de visita guiada em Paranapiacaba em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos.

No Dia Nacional dos Surdos, comemorado no dia 26 de setembro, estudantes do Polo Bilíngue de Santo André participaram de uma ação pedagógica em Paranapiacaba, cidade turística localizada no município. Cerca de 60 pessoas, entre professores, instrutores, intérpretes, adultos, jovens e crianças surdas, foram guiadas em uma visita pela vila inglesa.

Durante o passeio, os alunos puderam conhecer o Centro de Visitantes do Parque Nascentes e o Museu Castelo, além de visitar a residência de um colega de escola, o jovem Kauã Silva Eleoterio, de 9 anos, que mora em Paranapiacaba. Com muita alegria, Kauã apresentou sua casa para os colegas.

A assistente pedagógica do Polo, Daniela Gil de Souza, explicou que a atividade teve vários objetivos, como proporcionar aos estudantes uma experiência histórica em Santo André e prestigiar o jovem Kauã. “A importância desse passeio para a turma é a questão do protagonismo, porque a gente quis prestigiar o Kauã, que mora em Paranapiacaba, e também a oportunidade de virem conhecer a vila em comemoração ao Dia do Surdo, então proporcionar essa vivência para eles. Incluindo também a turma de ouvintes, que o Kauã também faz parte”, destacou Daniela.

A visita foi acompanhada pelos pais de Renata Castilho, uma das alunas. Eles elogiaram a atividade e ressaltaram a importância do conhecimento adquirido pela filha. “Excelente essa oportunidade dela vir aqui, porque vai trazer ótimo conhecimento para ela. Com certeza chegando em casa vai comentar comigo, então é muito bom”, destacou a mãe Ana Paula de Freitas Castilho.

A visita contou com o auxílio de monitores ambientais. O secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli, ressaltou que a ação fortalece a luta pela inclusão. “Melhor ainda quando a histórica vila inglesa é motivo de descoberta e aprendizagem”, afirmou.

O Polo Bilíngue de Santo André é composto por três unidades escolares do bairro Silveira e é referência no atendimento especializado a alunos surdos. Desde 2016, oferece embasamento em Língua Materna e Língua Portuguesa na modalidade escrita e na comunicação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Dia Nacional dos Surdos foi oficializado em 2008 para lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos, em 1957, no Rio de Janeiro. Nesta data, também é celebrado o Dia Internacional da Linguagem de Sinais e a Semana Internacional dos Surdos, com o objetivo de refletir sobre a inclusão das pessoas surdas na sociedade e debater seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo