O curso é voltado para técnicos ligados às áreas de finanças, engenharia e coordenação de convênios de 47 municípios das Regiões de Governo de Sorocaba e Botucatu. A intenção é preparar e credenciar os servidores das prefeituras para operar convênios com maior agilidade e segurança.
A importância da capacitação constante e regular é ressaltada pelo Subsecretário de Convênios com Municípios, Ronaldo Camargo. Segundo ele, habilitar os funcionários municipais que operam os convênios a oferecer serviços e obras prestados à população cada vez mais ágeis e eficazes é um compromisso da SCM. Além disso, a capacitação dos servidores contribui para o desenvolvimento profissional na gestão de convênios e aprimoramento da qualidade de vida dos habitantes dos 645 municípios de São Paulo.
O curso abrangerá mais de 1800 servidores de todas as Regiões de Governo de São Paulo e abordará os principais tópicos da capacitação, incluindo a formalização de convênios, licitação e contratação, execução, prestação de contas e encerramento do convênio. Também serão abordadas excepcionalidades no processo, como aditamento e alteração de escopo. As aulas serão ministradas por técnicos da Fundação Vanzolini, vinculada à Escola Politécnica da USP.
Ronaldo Camargo acredita que o curso contribuirá para uma melhor qualificação e agilidade no processo de conveniamento entre órgãos estaduais e municipais. A SCM busca otimizar as parcerias entre o Governo do Estado e os municípios paulistas, visando atender melhor às demandas da população e promover o desenvolvimento regional.