A corporação planeja abordar os usuários da rodovia e distribuir material educativo com informações sobre os direitos das pessoas com TEA. Além disso, os policiais serão orientados sobre como tratar corretamente as pessoas que estão no espectro durante as abordagens em rodovias federais. Essas orientações seguem o Manual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, estará presente na ação, juntamente com o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o superintendente da PRF no Distrito Federal, Igor Ramos, o co-idealizador do Projeto PRF Amiga do Autista, De Araújo, o presidente de Honra do Movimento do Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta, e a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza.
Essa iniciativa é de extrema importância para que as pessoas compreendam a necessidade de um tratamento adequado e inclusivo para os portadores do TEA. A conscientização da população sobre os direitos e dificuldades enfrentadas por essas pessoas é fundamental para a criação de uma sociedade mais igualitária.
A Blitz do Autismo é apenas uma das ações desenvolvidas pela PRF em parceria com o Projeto Amiga do Autista. Essa parceria já promoveu diversas atividades voltadas para a inclusão e respeito aos portadores do TEA. Essas ações têm como objetivo não apenas conscientizar a população, mas também mobilizar as autoridades e órgãos públicos para oferecer suporte e políticas voltadas para a inclusão e bem-estar dessas pessoas.
É através de ações como essa que a sociedade consegue avançar na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. A PRF está de parabéns por promover iniciativas que visam a inclusão e o respeito às diferenças. Esperamos que mais projetos como esse sejam desenvolvidos em todo o país, para que consigamos construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos.