Os cursos técnicos gratuitos serão oferecidos em áreas como apoio pedagógico na educação básica, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, hotelaria/hospedagem, logística, vendas, entre outros. Os cursos têm uma duração de dois anos e fazem parte do processo de matrícula e rematrícula da rede estadual de ensino.
Os estudantes terão a oportunidade de selecionar até três opções de cursos técnicos, bem como uma quarta opção em uma das áreas de exatas ou humanas, caso tenham como prioridade a escolha de Ensino Técnico. A escolha será feita considerando a demanda da rede e as possibilidades de emprego após a formação.
Para 2024, a modalidade Ensino Técnico será oferecida em escolas de tempo parcial e integral, com carga horária entre 1.020 e 1.200 horas de duração. Todas as opções de cursos estão disponíveis no site do Ensino Médio Paulista. A priorização nas vagas será feita considerando critérios como a média das notas em português e matemática da Prova Paulista, a média de frequência escolar e a menor distância entre a residência do aluno e a escola escolhida.
Além das opções oferecidas nas escolas estaduais, os interessados também poderão se matricular em 33 unidades conveniadas do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em algumas regiões do Estado. São oferecidos 23 diferentes cursos, em um total de 56 turmas. Os estudantes farão a parte da formação geral básica na escola de origem e a parte técnica no Senai.
As inscrições para pré-matrícula e rematrícula devem ser feitas até amanhã (21). Os responsáveis legais ou indivíduos maiores de 18 anos podem realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual, ou no balcão de atendimento do Poupatempo. Já aqueles que optarem pelo método virtual devem acessar a plataforma Secretaria Escolar Digital (SED). O resultado das matrículas será divulgado em 11 de dezembro.