Os medalhistas de ouro foram Alexandre Andrade De Almeida, do Colégio Objetivo, Clara Nakata De Carvalho e Iara Vieira Vitarelli, do Colégio Etapa. Vale ressaltar que esses jovens estão ainda no segundo ano do ensino médio. Já João Pedro Albuquerque Damasceno, estudante da escola pública Anexo I do Colégio Da Polícia Militar Petrolina, conquistou a medalha de prata.
Alexandre, além de ser um dos medalhistas de ouro, faz parte do Cientista Mirim, um programa desenvolvido pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) com o objetivo de estimular a vocação científica de adolescentes. Através de aulas teóricas e práticas nos laboratórios do Instituto, o programa busca despertar o interesse desses jovens pela ciência.
Todos os alunos participantes da OIAB já haviam recebido medalha de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que foi coordenada pela pesquisadora do Butantan Sônia Andrade. A prova nacional ocorreu entre março e abril deste ano e permitiu que os melhores colocados fossem selecionados para uma capacitação no Instituto Butantan. Durante uma semana, 14 estudantes do ensino médio foram preparados para a competição internacional.
A OBB conta com o apoio de diversas instituições, como a Finep, o Centro de Excelência para Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD), o Centro de Toxinas, Resposta-imune e Sinalização Celular (CeTICS), a FAPESP, a ESIB, a Fundação Butantan, o Governo do Estado de São Paulo, o CNPq, o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, o Ministério da Educação e o Governo Federal do Brasil.
Durante a capacitação no Butantan, os estudantes foram submetidos a atividades teóricas e práticas elaboradas pela equipe do Instituto, além de uma prova classificatória para a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e para a OIAB. Os oito melhores classificados foram divididos entre as duas competições.
A IBO aconteceu em julho nos Emirados Árabes Unidos, e dois estudantes capacitados pelo Butantan receberam medalhas de bronze na competição internacional.
Além da competição em si, os alunos também tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única. Na Iberoamericana, foram acompanhados pela pesquisadora do Butantan Andrea Borrego, que destacou a importância da capacitação de estudantes por uma instituição científica renomada, como o Instituto Butantan. Essa oportunidade atrai cada vez mais jovens talentos, que se dedicam ainda mais aos estudos, além de incentivarem outros alunos, gerando um ciclo promotor de conhecimento científico.
O surgimento de diversas competições na área de conhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior, oferece uma série de vantagens para os estudantes. Além do conhecimento aprofundado em suas áreas de estudo, essas competições proporcionam experiências culturais e também abrem portas para o ingresso nas melhores universidades, tanto brasileiras quanto internacionais. Algumas instituições já permitem o ingresso de medalhistas olimpícos sem a necessidade de vestibular, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Federal de Itajubá (UNIFEI).
Com essas conquistas, fica evidente o potencial dos alunos brasileiros na área da biologia, assim como a importância de oferecer oportunidades de capacitação e incentivo para o desenvolvimento científico dos jovens. O Brasil tem muito a ganhar com o investimento e apoio a esses estudantes excepcionais.