A corrida foi marcada por uma grande recuperação da Red Bull, que pela primeira vez na temporada não brigou pela vitória. Max Verstappen, mesmo largando em posição desfavorável, conseguiu terminar em quinto lugar. Já seu companheiro de equipe, Sérgio Pérez, terminou na oitava posição. Liam Lawson também teve destaque ao terminar em nono lugar, colocando em xeque o retorno de Daniel Ricciardo.
Além de impedir que a Red Bull conquistasse o título de construtores, a Ferrari quebrou a hegemonia da equipe austríaca na temporada, que vinha vencendo todas as corridas até então.
A estratégia da Ferrari apostou nos pneus macios, e Charles Leclerc cumpriu o planejamento à risca. O piloto monegasco ultrapassou George Russell logo na largada e se tornou o escudeiro de Sainz. No entanto, Leclerc ameaçou atacar seu companheiro de equipe, o que levou a Ferrari a adverti-lo e pedir para que mantivesse uma diferença de três segundos para o espanhol.
Lewis Hamilton teve um início conturbado, saindo da pista e precisando devolver posições. Ele evitou uma punição de cinco segundos ao permitir que seu companheiro de equipe e Norris o ultrapassassem. Já Verstappen, que largou mal, conseguiu ganhar três posições nas primeiras voltas, mas teve dificuldades para ultrapassar Kevin Magnussen. O holandês acabou administrando o desgaste dos pneus e seguindo o ritmo de Fernando Alonso e Esteban Ocon.
A corrida ganhou emoção quando Logan Sargeant bateu no muro, resultando na entrada do safety car. A maioria dos pilotos foi para os boxes, exceto Verstappen, Pérez e Bottas. O holandês chegou a ocupar a segunda posição, mas foi ultrapassado facilmente por Russell e Norris. Quem se deu mal nessa situação foi Leclerc, pois a Ferrari errou na troca de pneus e o piloto caiu para o sétimo lugar.
Carlos Sainz dominava a corrida, mas a quebra de Esteban Ocon mudou um pouco o panorama da prova. Apenas a Mercedes chamou seus pilotos para os boxes durante a entrada do virtual safety car. Com pneus médios, Russell e Hamilton começaram a escalar posições, deixando Leclerc para trás.
Com a aproximação das Mercedes, Sainz diminuiu a velocidade e Norris recebeu o benefício da asa móvel, dificultando a ultrapassagem de Russell. O piloto da Mercedes acabou batendo no muro na última volta, garantindo assim a vitória do espanhol.
Quem se beneficiou com o acidente de Russell foi Lewis Hamilton, que conquistou um lugar no pódio, atrás de Norris e Carlos Sainz, que fez uma corrida muito inteligente para garantir sua segunda vitória na carreira.
Os pilotos já se preparam para o próximo desafio, o Grande Prêmio do Japão, que será realizado em Suzuka no próximo final de semana.