Mutirão de saúde ocular atende mais de 140 alunos em Diadema através do programa “Lentes do Saber”

No último sábado (16/9), um grupo de 143 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Educação de Diadema participou de uma avaliação médica oftalmológica como parte do programa “Lentes do Saber”. A iniciativa consiste em oferecer cuidados à saúde ocular para estudantes que apresentam algum comprometimento visual.

De acordo com a mãe de um dos alunos, Dulce Sousa dos Santos, seu filho Gustavo Sousa dos Santos costumava franzir a testa e forçar a leitura quando tentava ler alguma coisa. Além disso, sempre apresentava coceira no olho esquerdo. Para a mãe, o mutirão oftalmológico foi maravilhoso e uma oportunidade de cuidar da saúde ocular de seu filho.

O programa “Lentes do Saber” tem um papel inclusivo e de importância social, segundo a coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva de Diadema, Ana Claudia Martins. Ela enfatizou que a ação possibilita que os estudantes acompanhem as aulas com dignidade, garantindo igualdade de direitos e justiça social.

Os alunos que apresentaram necessidade de óculos já puderam escolher a armação desejada. Gustavo, por exemplo, escolheu um modelo com a cor vermelha, por ser torcedor do Flamengo. Em breve, os estudantes receberão a convocação para receber o item escolhido com a lente de acordo com a necessidade indicada.

Além dos casos em que foram necessários óculos, alguns alunos foram encaminhados para subespecialidades da oftalmologia por apresentarem outros comprometimentos visuais, como estrabismo, retina e glaucoma. A importância do programa fica evidente, pois além de ajudar com óculos, também possibilita o tratamento de problemas oculares, reduzindo os riscos à visão dos estudantes.

Os benefícios do programa foram elogiados por Andreia Moraes Costa, mãe de Henrique Filiphe Moraes de Oliveira Alves, um dos alunos beneficiados. Ela destacou que essa foi a primeira visita do seu filho a um oftalmologista e que ele reclamava de dores de cabeça e de não conseguir enxergar quando estava longe na escola.

Para este ano, foram programados quatro mutirões, sendo que o próximo e último ocorrerá em 7 de outubro, apenas para estudantes convocados pela rede municipal de educação. A Secretaria Municipal da Educação reforça a importância do comparecimento para garantir a prioridade no atendimento, já que não há possibilidade de reagendar as avaliações. Para incentivar a participação dos alunos, serão disponibilizados transportes gratuitos das escolas envolvidas até o local da avaliação.

O Programa Lentes do Saber foi iniciado em outubro do ano passado como parte do Projeto Prefeito Amigo da Criança e é uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde. Desde então, mais de 6.200 estudantes foram triados nas próprias unidades escolares, sendo que mais de 2.000 apresentaram algum comprometimento visual e foram convocados para os mutirões oftalmológicos. Até o momento, foram entregues 464 óculos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo