Após ter feito a melhor campanha ao longo de todo o torneio e chegar invicto à final, o Ferroviário precisava apenas da vitória para se consagrar campeão e conquistar a quarta divisão nacional pela segunda vez, a primeira foi em 2018. Já a Ferroviária buscava o título inédito e também dependia da vitória simples, já que o primeiro jogo, disputado em Araraquara, terminou empatado em 0 a 0.
Com o apoio de aproximadamente 15 mil torcedores no estádio, o time da casa começou o jogo em alta intensidade e abriu o placar logo no início. Deizinho recebeu um passe de Ciel e mandou para o fundo das redes.
A equipe visitante não se abateu e conseguiu empatar o jogo aos 38 minutos do primeiro tempo. Vitor Barreto chutou colocado e igualou o marcador.
No segundo tempo, aos 6 minutos, Ciel mostrou seu faro de artilheiro e colocou o Ferroviário novamente em vantagem. O centroavante completou um cruzamento e marcou seu décimo segundo gol na competição e o vigésimo segundo na temporada.
A partir de então, foi só festa para a torcida do Ferroviário. Com uma campanha de 15 vitórias e 9 empates em 24 jogos, a equipe se sagrou bicampeã da Série D de forma invicta.
Além do Ferroviário, conquistaram o acesso à Série C em 2024 a Ferroviária, vice-campeã, o Caxias-RS e o Athletic-MG.
Foi uma conquista merecida para o Ferroviário, que dominou a competição desde o início e mostrou qualidade ao longo de todas as fases do torneio. Agora, o desafio será manter o desempenho na próxima temporada, quando disputarão a Série C do Campeonato Brasileiro.