Darlei Pereira da Silva, de 27 anos, cresceu em uma comunidade onde a maioria da população trabalha no setor agrícola. Ele conta que nunca imaginou que se tornaria um profissional da área de tecnologia, pois desconhecia completamente esse universo. No entanto, ele foi o primeiro de sua família a concluir o ensino médio e ingressar na universidade, graças ao incentivo de sua mãe, Jucilene Alves da Silva, que nunca teve a oportunidade de estudar.
Na universidade, Silva começou a perceber as oportunidades oferecidas pelo mundo tecnológico durante uma viagem em que apresentou uma pesquisa sobre geoprocessamento. Foi nesse momento que surgiu a ideia de criar seu primeiro aplicativo, um guia online da reserva ambiental Maria Maria. Desde então, ele não parou mais e começou a criar aplicativos sem nenhum curso ou orientação direta, confiando em tutoriais disponíveis na internet, apesar da barreira do idioma.
O sucesso do primeiro aplicativo entre os professores da universidade e nas escolas da região motivou Silva a seguir nessa área. Após concluir a licenciatura, ele iniciou o curso de engenharia da computação na mesma universidade. Seu primeiro aplicativo lançado na loja do sistema operacional Android, chamado “Conheça os Biomas”, obteve grande êxito e já foi baixado mais de 5.000 vezes.
Silva recebe muitos feedbacks positivos de professores que utilizam seu aplicativo em sala de aula e considera esse como seu maior sucesso até o momento. Além disso, ele também se destacou ao criar o “Mobbilizy Game”, um jogo que explica de forma lúdica a prevenção de doenças para crianças e adolescentes. O diferencial desse jogo é sua contextualização com a região local, retratando elementos característicos do sertão.
Como resultado de seu talento e dedicação, Silva foi selecionado para estágios em empresas multinacionais e agora trabalha em regime de home office para uma empresa do Sudeste. Ele continua investindo em aplicativos educativos, mesmo atuando no setor corporativo, e está prestes a lançar um novo jogo voltado para o aprendizado da matemática.
O exemplo de Silva é uma inspiração para outros jovens da região, que buscam seguir seus passos e ingressar no setor de tecnologia. E sua influência já pode ser percebida, pois sua própria irmã mais nova decidiu trocar a engenharia agrícola pelo curso de análise de desenvolvimento de sistemas.
Silva tem planos de morar no Canadá em um futuro próximo, mas pretende voltar para sua região natal. Ele acredita que, mesmo com todas as dificuldades que enfrentou, a educação foi o fator determinante para sua conquista e agora ele deseja contribuir para que outros jovens também tenham oportunidades semelhantes.
O jovem desenvolvedor de aplicativos representa uma mudança de paradigma e um exemplo de superação para a comunidade de Várzea do Mulato. Através do acesso limitado à internet, ele mostra que é possível vencer as barreiras e construir uma carreira no campo da tecnologia. Seu compromisso em levar a identidade local para seus aplicativos também demonstra a importância de valorizar as raízes e promover o aprendizado contextualizado.