A vereadora Edir Sales (PSD) presidiu a Sessão Solene e exaltou a atuação da GCM, que comemora 37 anos de existência. Ela destacou a importância da premiação: “Somos eternamente gratos ao trabalho desenvolvido por todos os homenageados”. A cerimônia contou também com a presença de representantes do governo municipal, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
A secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulino, que também é GCM, ressaltou a importância da medalha: “Essa Medalha traz o nome do seu criador, o ex-prefeito Jânio Quadros. Quando ele criou a Guarda em 1986, não se tinha muito uma formatação do que era a GCM no país. Hoje, após 37 anos, nós vimos o quanto ele foi visionário”.
Além dos guardas civis metropolitanos, personalidades civis e autoridades militares também foram homenageadas. Entre elas, estavam o deputado estadual Thiago Reis Auricchio (PSD), o secretário municipal da Casa Civil, Fabrício Cobra Arbex, o secretário municipal de Governo, Edson Aparecido dos Santos, e a secretária municipal de Gestão, Marcela Cristina Arruda Nunes.
Entre as autoridades militares homenageadas estavam o comandante do Comando Militar do Sudeste, o general de Exército Guido Amin Naves, e o comandante do 8º Distrito Naval, o vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.
Também foram homenageados guardas civis metropolitanos que se destacaram em seu trabalho. Foram 60 inspetores e subinspetores que receberam a honraria. A lista inclui nomes como Eduardo Felipe Gomes, Artur Rodrigues do Carmo, Vivaldo Ribeiro dos Santos, Manoel Estevão de Lima Junior, entre outros.
A Medalha e Diploma Jânio Quadros é considerada a mais importante honraria entregue à GCM. A cerimônia contou com a presença de autoridades e foi marcada por discursos emocionados que destacaram a importância do trabalho da corporação na segurança da cidade de São Paulo.