Uma das regras para participar da Flid é que os livros sejam publicados em 2023 ou sejam de 2022 e não tenham sido lançados na flilha anterior. Além disso, há preferência para autores que possuam algum tipo de vínculo com a cidade de Diadema, seja de moradia, trabalho ou atuação cultural.
A coordenadora da Rede Municipal de Bibliotecas, Ruymar Marazo, explicou que, caso haja um grande número de interessados, será realizado sorteios para definir as datas e horários de participação na Flid 2023. Ela ressalta que o evento contará com palcos de lançamento, rodas de conversa com os autores e uma grande movimentação para dar visibilidade à produção literária local.
A Flid foi criada em substituição ao Festival do Livro e Cultura, que era bianual, e teve sua primeira edição realizada em 2022. O evento, que agora é anual, homenageou o escritor Guimarães Rosa em sua estreia. Guimarães Rosa é considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX e um dos maiores de todos os tempos.
No ano passado, a Flid contou com diversos encontros literários, rodas de conversa, apresentações teatrais, de balé e de música, saraus, contação de histórias e a participação de escritores locais, incluindo professores da rede municipal de ensino. Entre as principais palestras do evento estavam as do escritor Xico Sá, do jornalista Fernando Morais e do escritor Ferréz.
A programação da edição de 2023 está sendo finalizada, mas já estão confirmadas a participação da filósofa Djamila Ribeiro, da escritora Amara Moira, da drag queen Rita Von Hunty, do Slam das Minas, entre outros.
A Flid é uma ótima oportunidade para escritores independentes divulgarem seus trabalhos e estarem em contato com outros profissionais da área. As inscrições estão abertas e é possível se inscrever pelo link bit.ly/flid2023. Não perca a chance de participar desse importante evento literário em Diadema.