Senador Jarbas Vasconcelos renuncia por motivos de saúde e se aposenta após anos de dedicação à vida pública

Na tarde desta terça-feira (12), o Plenário do Senado recebeu a renúncia do senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), por motivo de saúde. Em comunicado, Jarbas informou que vai se aposentar da vida pública. Com isso, seu primeiro suplente, Fernando Dueire (MDB-PE), que já está em exercício desde novembro de 2022, assume o cargo de senador titular até o fim do mandato, em 2027.

O anúncio da renúncia foi recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que cumprimentou o agora ex-senador e exaltou sua trajetória política, classificando-o como um dos líderes da democracia brasileira.

” A justa e merecida aposentadoria da vida parlamentar, por certo, será muito sentida por esta Casa e seus membros, também pelo estado de Pernambuco e por todo o Brasil. Em nome do Senado, esta Presidência cumprimenta o senador Jarbas Vasconcelos e expressa os seus votos de uma vida longa, com saúde e muito sucesso em seus futuros projetos”, declarou Pacheco.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), líder do MDB, também destacou a atuação de Jarbas Vasconcelos, ressaltando sua defesa da ética na política e revelando que o via como um conselheiro. Braga declarou estar orgulhoso por ter estado ao lado de Jarbas durante parte dessa trajetória e afirmou que os pernambucanos sentirão falta de sua representatividade.

Fernando Dueire, atual suplente de Jarbas, descreveu o ex-senador como uma “lenda viva” da política brasileira e classificou o ato de renúncia como uma demonstração de “honradez, desprendimento e respeito ao povo”. Dueire enalteceu a dedicação e o empenho de Jarbas, afirmando que ele sempre colocou seus deveres e obrigações em primeiro lugar.

Durante mais de cinquenta anos, Jarbas de Andrade Vasconcelos atuou na política, sendo membro fundador do MDB ainda durante a ditadura militar. Ele ocupou cargos como deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife por dois mandatos e governador de Pernambuco. Em 2018, foi eleito senador e cumpriu seu mandato até 2022. Após sua renúncia, Jarbas afirmou ser movido por “consciência cívica” e declarou estar orgulhoso de sua trajetória política, com a certeza de ter feito o seu melhor pelo povo.

Em nota divulgada pela Agência Senado, a reprodução do texto foi autorizada mediante citação da fonte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo