Entre os concorrentes, estavam os filmes Estranho Caminho, de Guto Parente; Noites Alienígenas, de Sergio Carvalho; Nosso Sonho – A Historia De Claudinho E Buchecha, de Eduardo Albergaria; Pedágio, de Carolina Markowicz; e Urubus, de Claudio Borrelli. A escolha do representante brasileiro foi feita por uma comissão ampla e democrática, que levou em consideração a diversidade e qualidade das obras.
Retratos Fantasmas apresenta o centro da cidade do Recife como personagem principal, resgatando a importância dos grandes cinemas como espaços de convívio ao longo do século 20. No entanto, mesmo sendo escolhido como representante do Brasil, o filme não tem garantida uma indicação ao prêmio. O Oscar analisa as indicações de cada país e faz uma pré-seleção, que será anunciada em 21 de dezembro. A lista final dos filmes indicados será divulgada em 23 de janeiro de 2024, e a cerimônia de premiação está marcada para 10 de março do mesmo ano.
Essa não é a primeira vez que Kleber Mendonça Filho tem um de seus filmes escolhidos para representar o Brasil no Oscar. Em 2013, O Som ao Redor também foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema, mas acabou não sendo selecionado. O diretor é conhecido por obras como Bacurau e Aquarius, que tiveram grande repercussão internacional.
A última vez que um filme brasileiro foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil, de Walter Salles. Já em 2020, Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa, foi indicado na categoria de melhor documentário em longa-metragem. Ao longo dos anos, o Brasil recebeu diversas indicações em outras categorias, como animação, canção, atriz, direção, fotografia e roteiro adaptado, mas nunca conquistou o tão cobiçado prêmio.
Apesar disso, o país já teve alguns destaques no Oscar, como O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, que foi o primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro em 1963, após conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Outro marco importante foi a vitória de Orfeu Negro, dirigido pelo francês Marcel Camus e baseado na obra de Vinicius de Moraes, que venceu a categoria de melhor filme estrangeiro em 1960, mas premiou apenas a França, representante oficial do filme, apesar de ser uma co-produção com participação brasileira.
Apesar das dificuldades e da competitividade acirrada do Oscar, a seleção de Retratos Fantasmas como representante brasileiro mostra o reconhecimento do talento e da qualidade do cinema nacional, abrindo portas para uma possível indicação e premiação no maior prêmio do cinema mundial. Resta agora aguardar o anúncio da lista final de indicados e torcer para que o Brasil seja mais uma vez representado com excelência no Oscar.