Para auxiliar nas buscas por sobreviventes, drones estão sendo utilizados. Alguns deles possuem tecnologia termal, capaz de identificar sinais de vida por meio de variações de calor. Além dos drones pertencentes ao governo do Rio Grande do Sul, também estão sendo utilizados equipamentos disponibilizados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que vão além das fotografias aéreas e estão sendo utilizados como facilitadores das atividades de busca.
De acordo com o governo gaúcho, esses equipamentos também permitem a localização de corpos, pois captam informações de altimetria e altitude. Com base nesses dados, é possível calcular o plano altimétrico, determinando os níveis do terreno, a massa, a altura e as distâncias.
Além dos drones, estão sendo utilizadas aeronaves com capacidade de voo noturno e cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar. A Defesa Civil Nacional também está auxiliando nas operações de resgate, disponibilizando quatro integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade).
Ontem, a equipe do Gade já começou a utilizar os drones em Muçum e Roca Sales para registros fotográficos, além de realizarem trabalhos específicos em localidades onde há pessoas desaparecidas. As imagens capturadas pelos drones são georreferenciadas, ou seja, possuem as coordenadas do local, o que também pode auxiliar na reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes e no embasamento de decretos de calamidade pública.
É importante ressaltar que as operações de busca ainda estão em andamento e os números de desaparecidos podem ser atualizados nas próximas horas. A Defesa Civil atualizou as informações sobre os desaparecidos, corrigindo a informação anteriormente divulgada sobre o número de mortos.
As enchentes no Rio Grande do Sul estão causando grande comoção na população, que se mobiliza para prestar auxílio às vítimas e também aos desabrigados. As autoridades seguem trabalhando intensamente para resgatar e encontrar todas as pessoas desaparecidas, além de prestar toda a assistência necessária para os moradores das áreas atingidas. Seguiremos acompanhando os desdobramentos dessa trágica situação.