Chuvas causam destruição e deixam 39 mortos no Rio Grande do Sul; população precisa de doações de água, alimentos e produtos de limpeza

O Rio Grande do Sul tem sido afetado por fortes chuvas decorrentes de um ciclone extratropical, resultando em uma trágica contagem de vítimas. Até o momento, 39 pessoas perderam a vida em decorrência dessas chuvas. Os estragos são visíveis em cerca de 80 municípios gaúchos, principalmente no vale do Taquari, onde a destruição é evidente.

Além das vidas perdidas, essas chuvas também forçaram mais de 6.000 pessoas a deixarem suas casas. Cerca de 2.300 pessoas estão alojadas em abrigos públicos. O número total de afetados pelos temporais em todo o estado é estimado em 62,7 mil, de acordo com informações do governo gaúcho.

Diante dessa situação preocupante, o governo está realizando uma campanha de arrecadação e distribuição de doações em parceria com as prefeituras. Os itens mais necessários são água potável, alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza. O Palácio Piratini, por meio de um comunicado, informou que as doações podem ser realizadas em diversos pontos do estado, como prefeituras, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. No entanto, Muçum, uma das cidades mais afetadas, não está recebendo doações diretamente. As doações para lá estão partindo da capital, Porto Alegre.

Em Porto Alegre, alguns locais de arrecadação são a Central de Doações da Defesa Civil, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 1.501, no bairro Praia de Belas, o Palácio Piratini, situado na Praça Mal. Deodoro, no centro histórico, e os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. Além disso, os pontos de coleta da Campanha do Agasalho e as agências do Banco do Estado do Rio Grande do Sul também estão recebendo doações.

Outras cidades também estão recebendo doações, como Santa Tereza, onde a Paróquia da cidade está arrecadando donativos. Em Bento Gonçalves, é possível fazer doações no Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Osvaldo Aranha, 359, e na Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, situada na Rua 10 de Novembro, 190. Em Passo Fundo, as doações podem ser entregues na Secretaria de Cidadania e Assistência Social e na Secretaria de Segurança, localizadas na Rua Gal. Osório, 1.201, e na Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Dr. João Freitas, 75. Já em Erechim, a Força Voluntária Alto Uruguai recebe doações na Rua Dr. José Bisognin, 182. Por fim, em Nova Bassano, o Ginásio Municipal Zeferino T. Zottis, localizado na Avenida Brasil, está recebendo as doações.

É importante que a população se mobilize e contribua com as doações, pois muitas pessoas estão passando por momentos difíceis devido às chuvas e precisam do apoio de todos. A solidariedade nesse momento é fundamental para ajudar a minimizar os impactos dessa tragédia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo