Mingau foi hospitalizado após ser baleado na cabeça durante a noite de sábado (2), enquanto passava de carro pelo bairro Ilha das Cobras, em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. No domingo (3), ele passou por uma cirurgia intracraniana de emergência e, desde então, está sob os cuidados do neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira.
A polícia investiga as circunstâncias do ataque. De acordo com a Polícia Civil, o bairro onde ocorreu o crime é dominado pelo tráfico de drogas, o que levanta a hipótese de que o carro de Mingau tenha sido confundido pelos traficantes. O veículo, um Ford Ranger preto, foi apreendido.
Outra possibilidade levantada pelas autoridades é que o músico tenha ido à Ilha das Cobras com o intuito de comprar drogas. Esse foi o relato inicial do amigo que o acompanhava no momento do ocorrido, porém, ao prestar depoimento à polícia, ele mudou a versão dos fatos.
No domingo, um suspeito de envolvimento no ataque foi preso e, nesta segunda-feira, mais três suspeitos foram detidos, de acordo com o delegado Marcelo Russo, responsável pela investigação do caso.
Após ser baleado, Mingau foi inicialmente levado ao Hospital Municipal Hugo Miranda, porém, devido à falta de um neurologista no local, foi transferido para São Paulo em uma UTI aérea.
A filha do músico, Isabella Aglio, utilizou sua conta no Instagram para fazer um apelo aos fãs, solicitando que orem por seu pai e pela recuperação dele. Mingau é baixista da banda Ultraje a Rigor desde 1999 e também é proprietário de uma pousada em Trindade, distrito de Paraty.
A situação de Mingau segue sendo acompanhada de perto pela equipe médica do Hospital São Luiz do Itaim, que está cuidando para que ele receba toda a assistência necessária. A família e os fãs do músico esperam que a cirurgia tenha sido bem-sucedida e que ele se recupere sem sequelas.