A Secretaria de Educação, comandada por Renato Feder, não divulgou o número de professores penalizados pelos erros, apenas informou que os servidores responsáveis foram afastados. A pasta afirmou que os erros foram corrigidos e que vai reforçar a equipe de revisão do material didático. A intenção é garantir aprimoramentos constantes, sempre em harmonia com o Currículo Paulista.
Conforme revelado pela Folha, Feder apostou na produção de um material didático próprio e digital, abrindo mão dos livros didáticos fornecidos pela União. No entanto, diante da forte repercussão negativa, o governo recuou em sua decisão.
Apesar disso, o material digital da secretaria continua sendo enviado para as escolas, e os professores são orientados a utilizá-lo em sala de aula, transmitindo o conteúdo por meio de televisões.
Desde que o material começou a ser distribuído, professores e especialistas têm apontado diversos erros nas aulas. Porém, a secretaria insiste que o material é de qualidade e deve ser utilizado.
A Folha mostrou que há erros gramaticais, conceituais e metodológicos em todo o material produzido pela secretaria. De acordo com pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade (Repu), caso o material passasse pelo processo de avaliação de qualidade utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) na escolha dos livros didáticos, ele seria reprovado.
Os pesquisadores encontraram erros em todas as disciplinas e em todas as etapas de ensino.
O afastamento dos professores responsáveis pelos erros é um passo importante para corrigir as falhas no material didático. No entanto, é necessário que a secretaria realize um trabalho contínuo de revisão e atualização do conteúdo, a fim de garantir um ensino de qualidade para os estudantes.
É imprescindível que os responsáveis pela elaboração do material sejam capacitados e que haja um acompanhamento rigoroso para evitar a repetição de erros tão graves. A educação é fundamental para o desenvolvimento de um país, e os alunos merecem receber informações corretas e completas em sua formação acadêmica.