Diante dos danos causados pela chuva, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve nesta segunda-feira (28) na Rocinha para acompanhar a situação dos moradores. Paes pediu para a população ficar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil em casos de emergência.
O prefeito informou que os órgãos da prefeitura já estão trabalhando na limpeza na Rocinha e que não houve vítimas nem danos materiais graves. Segundo ele, a Geo Rio entrará imediatamente para realizar obras de contenção necessárias e limpeza de canaletas.
No Morro da Formiga, na Tijuca, zona norte do Rio, duas casas foram interditadas devido à queda de uma árvore ocasionada por um deslizamento. Mais uma vez, não foram registradas vítimas.
O Centro de Operações do Rio (COR) mantém a cidade em estágio de mobilização devido aos registros de chuva moderada em diversas regiões. A tendência é que a chuva continue de forma isolada, causando impactos em algumas áreas da cidade. A Rocinha foi o local com maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas, chegando a 104,6 mm.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro estão monitorando a situação em todo o estado e atuam para prevenir e minimizar possíveis danos causados pelas chuvas. Até o momento, não houve necessidade de resposta estadual às ocorrências.
A previsão mostra que as instabilidades devem continuar nos próximos dias na capital carioca. Amanhã, é esperada chuva fraca a moderada de forma isolada a qualquer momento. Já na quarta-feira, haverá céu parcialmente nublado a nublado com chuva fraca a moderada também de forma isolada. Somente a partir de quinta-feira é que se espera uma melhora no tempo, com redução de nebulosidade e sem previsão de chuvas.
As equipes da Defesa Civil Municipal seguem em alerta e disponíveis para atender chamados da população. Em caso de emergência, o número para acionar a Defesa Civil é 199.