Após atraso na extensão da faixa azul, a Prefeitura de SP substitui o chefe da CET.

A Prefeitura de São Paulo anunciou uma mudança no comando da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O engenheiro Hemilton Tsuneyoshi, atual diretor de operações da companhia, assumirá o cargo de presidente. De acordo com a gestão municipal, assim que os trâmites burocráticos forem finalizados, o atual presidente Jair de Souza Dias deixará o cargo. A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que não há prazo definido para a mudança.

O anúncio ocorre após a revelação de que a Prefeitura de São Paulo deixou de instalar faixas azuis para motocicletas em quatro avenidas da cidade, ultrapassando o prazo estabelecido para a implementação do projeto experimental. A administração municipal solicitou à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) uma extensão do prazo para a conclusão do projeto, que é considerado um dos destaques da gestão.

Em agosto do ano passado, a secretaria nacional autorizou a implementação das faixas exclusivas para motocicletas nas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, Rubem Berta e Bandeirantes. No entanto, apenas a faixa da avenida Bandeirantes foi de fato implantada dentro do prazo estabelecido, enquanto as demais ficaram um ano sem receber as faixas azuis. A Senatran está analisando o pedido de extensão de prazo feito pela prefeitura, e enquanto aguarda uma resposta, a autorização para a implementação das faixas continua válida. A prefeitura, por sua vez, afirma que só irá implementar as faixas exclusivas quando o prazo for prorrogado.

Em conjunto, os trechos do corredor Norte-Sul e da avenida Rubem Berta que ficaram um ano sem as faixas azuis somam cerca de seis quilômetros. A faixa azul faz parte de um projeto que busca reduzir acidentes e congestionamentos. Atualmente, essa sinalização está em fase de testes apenas nas avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, onde a prefeitura destaca que não ocorreram mortes de motociclistas desde a sua implementação.

A prefeitura anunciou em janeiro que planeja implantar mais 220 quilômetros de faixas exclusivas para motos na cidade. Porém, ainda não possui autorização para implementar 200 quilômetros desse total, pois o projeto está em análise na Senatran.

Essas mudanças na CET e a falta de implementação das faixas azuis para motocicletas levantam questionamentos quanto à eficiência da gestão municipal em lidar com questões de trânsito e segurança viária. Resta aguardar para ver quais serão os próximos passos do poder público para solucionar essas questões e garantir um trânsito mais seguro e fluído na cidade de São Paulo.

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