A partir da próxima segunda-feira (28), as operadoras de telefonia que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz nos leilões de 5G em 2022, nessas 100 cidades, poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação das estações de 5G. O processo teve início em junho de 2022 nas capitais e vem se estendendo para outras cidades.
A tecnologia 5G será capaz de atender 122 milhões de cidadãos, o que representa cerca de 60% da população do país, em 1.812 municípios. No entanto, a liberação da faixa de frequência não significa que as redes 5G serão instaladas imediatamente nas localidades. A instalação das estações depende do planejamento individual de cada operadora de serviços.
Para facilitar o acompanhamento dos municípios contemplados, o grupo de acompanhamento de soluções para os problemas de interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz disponibiliza um painel de dados com as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já foi liberada, além do planejamento aprovado das próximas liberações.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressalta que a liberação da faixa do 5G é uma das primeiras etapas para levar a quinta geração de dados móveis a todos os brasileiros, escolas e unidades de saúde. Os compromissos das operadoras vencedoras do leilão do 5G vão até 2030, mas o governo federal continua trabalhando para adiantar esse prazo.
Além disso, é importante ressaltar que a tecnologia 5G opera na mesma faixa de radiofrequência da TV transmitida para as parabólicas tradicionais, conhecida como Banda C. Por isso, a Anatel alerta que as antenas parabólicas tradicionais irão parar de funcionar, e os usuários que ainda não possuem TV Digital e recebem as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar possíveis interferências ou interrupção da transmissão.
O MCom e a Anatel esclarecem que as parabólicas devem ser substituídas pelas novas antenas digitais. O governo federal oferece kits gratuitos de instalação do modelo digital para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), garantindo som e imagem de qualidade. No entanto, é necessário agendar a instalação dos novos equipamentos.
Por fim, é importante destacar que os municípios contemplados com a liberação da faixa de 5G são do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, Água Santa, Agudo, Almirante Tamandaré do Sul, Alpestre, Aratiba, Arroio do Tigre, Arroio Grande, Augusto Pestana, Barra do Rio Azul, Barracão, e Boa Vista do Cadeado são alguns dos municípios beneficiados. Já em Santa Catarina, Cunha Porã, Cunhataí, Modelo, Palmitos, Abelardo Luz, e Água Doce estão entre os municípios contemplados.