Quatro vítimas perecem em operação policial ocorrida na capital baiana. Ação gera controvérsias e levanta questionamentos sobre violência estatal.

Quatro homens foram mortos em uma ação policial no último sábado (19), no bairro da Pituba, em Salvador. De acordo com a Polícia Militar, eles reagiram a uma abordagem. Durante o confronto, um projétil atingiu um equipamento da rede elétrica, deixando parte do bairro sem energia, o que foi solucionado na madrugada.

Segundo a Polícia Militar, a troca de tiros ocorreu após equipes dos batalhões de Polícia de Choque de Patrulhamento Tático Móvel terem sido informados sobre um carro suspeito de praticar crimes circulando na região. O veículo seria fruto de roubo e apresentava a placa clonada.

Durante a abordagem, houve confronto entre os policiais e os suspeitos. Os ocupantes do veículo foram socorridos e levados para o Hospital Geral do Estado, porém não resistiram aos ferimentos. Com os suspeitos, a polícia encontrou quatro pistolas, sendo duas de calibre .40, uma .380 e uma 9mm, todas com numeração raspada, além de 133 munições de diversos calibres.

A Bahia tem enfrentado uma escalada de violência nos últimos tempos. Segundo a Folha, foram registradas 31 mortes causadas pela polícia em apenas uma semana, entre 28 de julho e 4 de agosto. Só no mês de julho, o Instituto Fogo Cruzado, responsável por monitorar informações sobre tiroteios e violência armada na Grande Salvador, registrou 64 mortes em ações policiais, o maior número desde julho de 2022, quando começaram a monitorar a violência na Bahia.

Desde 2019, a Bahia é o estado com maior número absoluto de mortes violentas no Brasil. No ano passado, o estado apresentou uma queda de 5,9% nas ocorrências, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, passando de 7.069 casos em 2020 para 6.659 em 2021.

Essa ação policial na Pituba se soma a um cenário de violência crescente no estado, colocando em evidência a necessidade de políticas públicas efetivas para combater a criminalidade e garantir a segurança da população. A investigação desse caso específico é fundamental para esclarecer os fatos e garantir a transparência na atuação das forças policiais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo