Vítima, de 29 anos, foi abordada pelos criminosos quando esperava no portão de uma casa pelo falso encontro
No último dia 18, a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem e apreendeu dois adolescentes pela prática de um crime conhecido como “Golpe do Amor”, também chamado de “Golpe do Falso Encontro” e “Golpe do Pix”. A vítima, um homem de 29 anos, foi abordada pelos criminosos quando aguardava no portão de uma casa pelo suposto encontro com uma mulher com quem havia conversado nas últimas semanas.
Os fatos se desenrolaram quando os policiais, em patrulhamento, foram alertados sobre o roubo do veículo da vítima, que havia sido feita refém pelos criminosos. Rapidamente, os PMs localizaram o veículo roubado na rua Samuel Bovy, no bairro Jaraguá. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos iniciaram uma fuga desenfreada, mas acabaram colidindo o carro contra uma árvore.
Os três indivíduos foram detidos em flagrante e, durante a abordagem, informaram aos policiais que a vítima estaria sendo mantida em cárcere privado em uma comunidade próxima. Ao realizar a busca veicular, os agentes encontraram uma arma de fogo, acompanhada de três munições.
Agentes da Polícia Militar então foram até a comunidade indicada e, para alívio de todos, conseguiram encontrar o dono do carro, que relatou toda a situação. Segundo ele, o golpe teve início quando ele marcou o encontro com a mulher, e enquanto esperava no portão da casa, foi surpreendido e rendido pelos três criminosos. Levado para um barraco, o homem foi ameaçado de morte até que entregasse seus cartões e senhas bancárias.
O homem e os adolescentes foram indiciados pelos crimes de extorsão, sequestro, cárcere privado e porte ilegal de arma de fogo. Os menores foram encaminhados para a Fundação Casa, enquanto o homem permanece preso à disposição da Justiça.
De acordo com dados da Divisão Antissequestro (DAS), a média de casos de Golpe do Amor em 2023 apresentou uma queda de aproximadamente 50% em relação ao ano anterior. Até o dia 16 de agosto, 104 criminosos foram presos, e a taxa de esclarecimento dos casos chegou a 87%. Apesar dessa redução, é importante que a população se mantenha vigilante e adote algumas precauções para evitar ser vítima desse tipo de crime.
Esses acontecimentos servem como alerta para a importância de estar atento aos riscos e de seguir as orientações de segurança no ambiente digital, evitando compartilhar informações pessoais com estranhos e desconfiar de propostas que parecem boas demais para serem verdadeiras. Proteger-se é fundamental para evitar cair nas falhas de segurança e garantir a integridade física e financeira de cada um.