No primeiro tempo, a Inglaterra evidenciou seu estilo de jogo de posse de bola e paciência, enquanto a Austrália adotou uma postura mais conservadora, buscando lançamentos longos para surpreender a defesa adversária. Aos seis minutos, a equipe australiana até chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento de Sam Kerr.
Aos poucos, as inglesas assumiram o controle da partida e começaram a criar chances de perigo. Stanway foi lançada na área e exigiu uma excelente defesa de Arnold. Em seguida, Hemp recebeu pela direita e quase marcou, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.
Aos 35 minutos, finalmente saiu o gol. Após um lateral pela esquerda, Russo dominou a bola com categoria e tocou para trás. Ella Toone chegou chutando de primeira e acertou o ângulo esquerdo da goleira Arnold, marcando um belo gol.
No segundo tempo, as equipes retornaram sem alterações na escalação, porém, a Austrália adotou uma postura mais agressiva, jogando com a posse de bola e pressionando as inglesas. As primeiras chances de gol foram da Inglaterra, com Hemp chutando para uma grande defesa de Arnold.
Aos 18 minutos, a Austrália obteve o tão esperado gol de empate. Após uma bola roubada, Sam Kerr foi lançada em profundidade e, ao invés de passar para Foord que estava livre, arriscou o chute de fora da área, marcando um golaço. Essa foi a primeira partida de Kerr como titular nesta Copa do Mundo, após se recuperar de uma lesão na panturrilha.
Empolgadas com o empate, as Matildas seguiram pressionando. Kerr fez uma grande jogada pela esquerda, mas não conseguiu finalizar em gol. Por outro lado, a Inglaterra aproveitou os erros cometidos pelas australianas para garantir a vitória. Aos 26 minutos, Hemp foi lançada pela esquerda e aproveitou a falha da zagueira Carpenter para marcar o segundo gol da Inglaterra.
Mesmo atrás no placar novamente, a Austrália continuou apostando nos cruzamentos, mas Kerr desperdiçou duas oportunidades claras de gol. Na primeira, ela tentou um toque com a parte de trás da cabeça e a bola acabou saindo por cima do gol. Na segunda chance, Kerr finalizou de frente para a meta, após o rebote da goleira Earps, mas também mandou para fora.
Já nos minutos finais, a Inglaterra aproveitou a pressão australiana e marcou o gol que selou sua classificação para a final. Aos 41 minutos, Hemp recuperou a bola e realizou um passe preciso para Russo, que finalizou cruzado e decretou o placar final de 3 a 1.
A vaga na final foi muito comemorada pela equipe e pela técnica Sarina Wiegman, que alcança sua segunda decisão consecutiva. Antes de treinar a Inglaterra, Wiegman foi vice-campeã com a seleção holandesa em 2019.
Essa vitória é um marco para o futebol feminino inglês e demonstra a força e qualidade das jogadoras. Agora, a equipe terá um grande desafio pela frente na final contra a Espanha. Já a Austrália irá buscar o terceiro lugar em duelo contra a Suécia. A torcida aguarda essas emocionantes partidas que definirão as melhores seleções desta Copa do Mundo.