As publicações enganosas levam os usuários a acreditarem que estão participando de promoções reais da Havan, quando na verdade estão sendo direcionados para sites e endereços que não possuem nenhuma ligação com a varejista. A própria Havan se pronunciou sobre o caso, desmentindo os conteúdos e alertando que as promoções legítimas são divulgadas apenas em seus perfis oficiais nas redes sociais e em seu site oficial.
Um dos exemplos dessas postagens fraudulentas pode ser visto em um áudio de Luciano Hang acompanhado de imagens das lojas, anunciando uma suposta promoção em comemoração aos 38 anos da empresa. O empresário incentiva os usuários a responderem algumas perguntas para concorrer a prêmios como geladeiras, máquinas de lavar, celulares, entre outros. O vídeo ainda alerta que o estoque é limitado e que a promoção terá duração limitada, induzindo os usuários a clicarem para participar.
Diante desse cenário, é fundamental que os usuários estejam atentos e verifiquem a veracidade das informações antes de clicarem em qualquer link ou compartilharem conteúdos duvidosos. A disseminação de fake news e golpes por meio da manipulação de vídeos é uma prática criminosa que pode prejudicar a reputação de empresas e enganar consumidores desavisados. Portanto, é importante que as redes sociais e os usuários estejam atentos e denunciem esse tipo de conteúdo para evitar prejuízos e disseminação de informações falsas.