O objetivo da viagem de Harris é destacar o compromisso do governo liderado por Joe Biden em apoiar os esforços da Ucrânia em busca de uma paz justa e duradoura. A vice-presidente enfatizará a importância da soberania, integridade territorial e dos princípios da Carta das Nações Unidas para a construção de um ambiente pacífico na região.
O convite para que Harris participasse da conferência partiu do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ele convidou seu homólogo americano para estender sua estadia na Europa após participar da cúpula do G7 na Itália e comparecer pessoalmente ao encontro na Suíça.
A presença de Harris na Conferência de Paz na Ucrânia é vista como um sinal de apoio dos Estados Unidos aos esforços de pacificação da região e demonstra o interesse do governo em atuar de forma ativa na resolução de conflitos internacionais.
Essa será uma oportunidade para que Harris reforce o compromisso dos EUA com a defesa da paz e da estabilidade global, além de estreitar laços com líderes internacionais presentes no evento. A expectativa é que a vice-presidente tenha papel importante nas discussões e contribua para avanços significativos em relação à situação na Ucrânia.
A viagem de Kamala Harris para Lucerna representa mais um passo na política externa dos Estados Unidos e demonstra o empenho do governo em promover a paz e a segurança no cenário internacional. A presença da vice-presidente na conferência certamente terá repercussões positivas e fortalecerá as relações diplomáticas entre os países envolvidos.