O bispo Dom Carlos José foi o responsável por conduzir a missa, relembrando a última ceia de Cristo e a importância desse momento para a fé cristã. A cerimônia é considerada pela igreja como um momento único, onde se recorda a instituição da Eucaristia, o mandamento novo e a ordenação dos primeiros sacerdotes.
Após a Missa do Lava-Pés, que simboliza o gesto de Jesus lavando os pés de seus discípulos, as próximas celebrações só acontecerão no domingo de Páscoa. Porém, a programação da Catedral Nossa Senhora de Lourdes promete ser intensa nos próximos dias. Na sexta-feira, terá início a Vigília Eucarística às 7 horas, seguida da celebração da Paixão do Senhor às 15 horas e da procissão e enterro do Senhor às 19h30. A expectativa é de que centenas de fiéis prestigiem os eventos.
No sábado, a Vigília Pascal terá início às 19h30 e no domingo de Páscoa estão previstas quatro missas em horários distintos. O bispo Dom Carlos José ressalta que a Semana Santa é o período mais importante do ano para a Igreja Católica, pois relembra a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Durante a Quaresma, os fiéis são convidados a se prepararem para a celebração da Ressurreição, através da oração, penitência, jejum, esmola, caridade e perdão. A vivência desse período de reflexão e renovação da fé é essencial para os católicos que desejam crescer espiritualmente e viver de forma mais madura a sua vida cristã.
Assim, a Missa do Lava-Pés e as celebrações que se seguem são momentos de profunda devoção e espiritualidade para os fiéis de Apucarana, que se reúnem para celebrar a Páscoa com fé e devoção.