Tribunal condena invasores do STF a penas de até 17 anos, mas polarização persiste no Brasil um ano após o episódio

No dia 8 de janeiro, a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos completou um ano. O episódio ficou marcado como um dos momentos mais sombrios para a democracia do país, assim como para todo o mundo. No Brasil, a data também chama atenção, sobretudo diante da atual polarização política e da permanente ameaça à ordem democrática.

O fantasma de um ato semelhante ocorrer por aqui parece improvável, especialmente levando em conta as duras penas aplicadas aos responsáveis pela invasão dos Estados Unidos, que variaram entre 14 e 17 anos de reclusão. Além disso, a ação do Supremo Tribunal Federal, liderada pelo ministro Alexandre de Moraes, tem sido um forte inibidor de potenciais delírios coletivos.

Em comparação com um ano atrás, a estabilidade institucional do Brasil melhorou significativamente. De acordo com o analista Daniel Aarão Reis, professor de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense, o país saiu de uma situação de ameaça constante de golpe de Estado protagonizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

No entanto, apesar das melhorias institucionais, a polarização persiste em vários setores da sociedade brasileira, alimentada por fake news disseminadas em grupos de mensagens e redes sociais. Essa polarização, segundo Aarão Reis, difere das discussões inflamadas que ocorreram entre PT e PSDB por duas décadas, por se basear na perspectiva de eliminação do adversário.

Portanto, a polarização atual no Brasil, principalmente impulsionada pela extrema direita, representa um sério desafio à democracia e à estabilidade política do país. O futuro, nesse sentido, permanece incerto. Ainda que a situação institucional tenha melhorado, as tensões sociais e políticas continuam profundas e as lições dos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, nos Estados Unidos, ainda pairam no ar.

Como medida de prevenção, é crucial que autoridades brasileiras adotem uma posição firme e repudiem veementemente qualquer tentativa de repetição de episódios semelhantes ao que ocorreu nos EUA. Nesse contexto, a única certeza é que o Brasil, assim como o restante do mundo, continua a enfrentar desafios significativos para garantir a estabilidade democrática e a paz social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo