A decisão do TJ-SP aconteceu um dia após o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo obter uma decisão provisória que suspendia o processo de formalização do acordo entre o governo e o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos. No entanto, a Procuradoria Geral do Estado se posicionou argumentando que as alegações do sindicato sobre supostas irregularidades eram frágeis, e que a paralisação do cronograma de concessão traria prejuízos aos cofres públicos e à população.
Com um investimento estimado de R$ 14,2 bilhões, o projeto do TIC Eixo Norte tem como objetivo trazer melhorias significativas no transporte ferroviário de passageiros na região. Além disso, a desembargadora Maria Laura Tavares destacou a importância de aguardar a manifestação do governo na ação e justificou a derrubada da liminar.
O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos será responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas pelo transporte ferroviário de passageiros do sistema TIC Eixo Norte. Durante uma visita à cidade de Americana, o governador manifestou sua confiança no sucesso do empreendimento e na capacidade de cumprir o prazo para a assinatura do contrato, garantindo que o Trem Intercidades se tornará uma realidade para a população.