No vilarejo de Zababdeh, próximo a Jenin, um carro queimado e repleto de marcas de tiros foi encontrado encostado em uma parede. Os moradores relataram que o motorista do veículo colidiu contra a parede após ser perseguido por uma unidade das forças especiais israelenses. Saif Ghannam, morador da região, afirmou que dois outros homens que estavam no carro tentaram escapar, mas um deles foi morto por um ataque de drone que atingiu sua casa, quebrando as janelas, e o outro foi morto a curta distância.
Ghannam também destacou que mesmo após as forças israelenses terem removido os corpos, grandes poças de sangue permaneciam no chão, marcando o local onde os homens foram mortos. O incidente ocorreu durante uma operação de larga escala realizada pelas forças israelenses, que mobilizaram centenas de soldados e policiais em Jenin e Tulkarm, outra cidade volátil na região norte da Cisjordânia, além do Vale do Jordão.
Os veículos blindados de transporte de pessoal israelenses, apoiados por helicópteros e drones, adentraram nas cidades de Jenin e Tulkarm na sexta-feira, com o objetivo de destruir as bombas plantadas à beira das estradas por grupos militantes. A ação das forças de segurança gerou tensão na região e levou a um confronto que resultou na morte de membros do Hamas e em um clima de instabilidade na área.