As informações sobre o epicentro do terremoto ainda são limitadas, com o oficial local Harish Chandra Sharma afirmando que não foi possível estabelecer contato com a região de Jajarkot, onde há relatos de 17 mortes. Suresh Sunar, oficial do distrito de Jajarkot, informou que pelo menos 20 pessoas foram levadas às pressas para o hospital com ferimentos. No entanto, devido ao frio e à escuridão, é difícil obter informações precisas sobre as áreas remotas afetadas.
O terremoto ocorreu às 23h47 no distrito de Jajarkot, na província de Karnali, de acordo com o Centro Sismológico Nacional do Nepal. A região de Jajarkot fica a cerca de 500 km a oeste da capital Catmandu. Namaraj Bhattarai, oficial de polícia no distrito vizinho de Rukum West, confirmou a morte de cinco pessoas de uma mesma família na vila de Aathbiskot e destacou a possibilidade de mais vítimas fatais.
Imagens da mídia local mostraram casas de vários andares desmoronadas, evidenciando a intensidade do tremor. Os tremores também foram sentidos em distritos vizinhos e até mesmo em Catmandu. O oficial de polícia Santosh Rokka relatou que as pessoas correram para a rua em pânico e que as autoridades ainda estão coletando informações sobre os danos causados.
O terremoto foi tão forte que chegou a abalar prédios na cidade indiana de Nova Délhi, localizada a aproximadamente 600 km de distância do epicentro. Vídeos nas mídias sociais mostraram pessoas correndo para a rua e prédios sendo evacuados.
O Centro de Pesquisa Alemão para Geociências (GFZ) estimou a magnitude do terremoto em 6.2 e a profundidade em 10 km. As autoridades locais estão trabalhando para avaliar os danos causados pelo tremor e prestar assistência às vítimas.
É importante ressaltar que o Nepal é uma região propensa a terremotos devido à localização geográfica, sendo que o mais devastador ocorreu em 2015, deixando quase 9 mil mortos. As autoridades estão constantemente monitorando a atividade sísmica na região e buscando medidas preventivas para minimizar os impactos desse tipo de desastre natural.