Segundo pesquisa, analistas acreditam em uma vitória de Trump sobre Biden nas eleições presidenciais americanas.

O mundo está em estado de alerta diante do avanço de Donald Trump para concorrer à presidência americana como candidato pelo Partido Republicano. A possível vitória de Trump representaria uma mudança drástica na política externa dos Estados Unidos, trazendo incertezas e preocupações para o resto do mundo.

Analistas tanto nos EUA quanto em outros países acreditam que Trump tem boas chances de vencer as eleições, principalmente devido à sua popularidade em comparação com Joe Biden, conforme apontam pesquisas de opinião. Essa possibilidade gera preocupação quanto aos possíveis rumos da Casa Branca, uma vez que Trump tem uma postura mais avessa à permanência de conflitos internacionais, como o que ocorre na Ucrânia.

A Rússia, por sua vez, mantém suas reivindicações e demandas de segurança inegociáveis em relação à Ucrânia, o que poderia complicar ainda mais a situação caso Trump vença as eleições. Isso porque, os Estados Unidos cortando seu apoio, o exército de Kiev não teria condições de manter o conflito por muito tempo.

A possível vitória de Trump também traz apreensão para os aliados dos EUA na Europa, que temem serem deixados à própria sorte, especialmente devido à desconfiança do republicano em relação a alianças internacionais. Isso poderia levar à uma drástica mudança na política externa dos EUA, afetando não só a Europa, mas também outros aspectos da Ordem Internacional.

Atualmente, a figura de Joe Biden encontra-se em uma fase conhecida como “lame duck”, na qual mais dificilmente algo significativo pode ser feito em termos de política externa. Isso coloca os aliados dos Estados Unidos em um estado de espera, até que as eleições ocorram no mês de novembro.

Caso Trump confirme sua candidatura e vença as eleições, é provável que sua presidência abalará muitos dos principais fundamentos da política externa estadunidense. Com um possível isolamento dos Estados Unidos a partir de 2025, a ordem internacional dará passos ainda mais largos rumo à multipolaridade.

As incertezas em torno do futuro da política externa dos Estados Unidos geram preocupações em todo o mundo, e é provável que as próximas primárias e eleições presidenciais nos EUA sejam acompanhadas de perto por líderes e cidadãos de todo o planeta. A segunda presidência de Trump está longe de ser uma certeza, mas suas possíveis repercussões já estão sendo observadas em todos os cantos do globo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo