Começamos nossa série abordando o tema da segregação urbana e das desigualdades sociais. Em nossas entrevistas iniciais, os pesquisadores dr. Marcelo Ribeiro (UFRJ), dr. José Júlio Lima (UFPA) e dra. Vera França (UFS) explicam os padrões de segregação urbana e sua relação com as desigualdades nos recursos humanos, sociais e de oportunidades. Eles apontam a não efetivação do direito à cidade para todos como um dos maiores problemas enfrentados pela população em situação de extrema pobreza. Além disso, destacam como o crescimento desordenado das regiões metropolitanas e das mega-ocupações causam impactos ambientais e prejudicam a qualidade de vida dos habitantes.
Em nossa segunda rodada de entrevistas, os pesquisadores dra. Márcia Falcão (UFRGS), dra. Clélia Lustosa (UFC) e dr. Luís Felipe Aires analisam a reestruturação socioeconômica de grandes cidades como Fortaleza e São Paulo e como ela não tem sido suficiente para reduzir as desigualdades entre as classes sociais. Eles apontam a formação de cidades dentro das cidades, como os condomínios de luxo, que fragmentam o espaço urbano e criam uma nova espacialidade, como a Macrometrópole Paulista. Os pesquisadores também destacam duas perspectivas ideológicas opostas na produção e gestão das cidades, uma que acirra as desigualdades e outra que busca garantir o direito à cidade.
Essas entrevistas são fundamentais para ampliar o debate sobre as questões urbanas e sociais que afetam as metrópoles brasileiras. Acompanhe as entrevistas completas em nossos canais e participe dessa discussão importante para o desenvolvimento das nossas cidades.