As seções de votação abriram cedo, às 6h, no horário local, e permaneceram abertas até as 20h. O presidente Nicolás Maduro votou em um quartel militar e enfatizou a importância do referendo para garantir o respeito à Venezuela. Após o resultado das urnas, Maduro expressou que foi um dia “histórico” com um resultado “esmagador”. Ele ressaltou a ampla participação do povo venezuelano e afirmou que foi uma vitória esmagadora do voto sim em todo o país.
Maduro ainda acrescentou que o referendo foi um sucesso total para o país e para a democracia venezuelana. Ele declarou em um discurso na Praça Bolívar, em Caracas, capital da Venezuela, que o resultado da votação deste domingo é “uma etapa histórica para lutar para recuperar o que os Libertadores nos deixaram: La Guayana Esequiba”.
A votação foi acompanhada de perto pela imprensa internacional, com diversos veículos de comunicação reportando sobre o significativo número de votos e a participação expressiva dos venezuelanos. Além disso, líderes políticos e observadores internacionais comentaram sobre a importância desse referendo para o futuro do país.
O resultado das urnas reflete um importante momento na história da Venezuela e, independente do desfecho, demonstra a disposição do povo venezuelano em participar ativamente do processo democrático e de tomar decisões importantes para o país. Esse referendo certamente terá repercussões significativas e será acompanhado de perto pela comunidade internacional.