Além da matemática, a leitura e a ciências também têm gerado preocupação, uma vez que os estudantes brasileiros têm apresentado um desempenho abaixo do considerado básico, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa situação revela que esses jovens não alcançam um nível de proficiência adequado para “participar plenamente da sociedade”.
Os dados revelam que 73% dos estudantes brasileiros apresentam desempenho abaixo do considerado básico em matemática, o que significa que eles têm dificuldade em resolver problemas com porcentagem, frações e números decimais, em elaborar estratégias de solução ou mesmo em resolver tarefas simples do cotidiano.
É importante destacar que 50% dos adolescentes brasileiros de 15 anos estão no nível 2 em leitura, o que indica que eles têm dificuldade em compreender textos, identificar a ideia principal e gerar inferências a partir do conteúdo apresentado.
No caso da ciência, 55% dos alunos também estão no nível 2, o que demonstra que eles têm dificuldade em construir explicações para fenômenos familiares e utilizar elementos de conhecimento para realizar experimentos simples.
Os resultados do Pisa 2022 revelam a urgência de investimento em educação no Brasil, sobretudo na melhoria do ensino da matemática, leitura e ciências. Essa situação aponta para a necessidade de políticas educacionais mais eficazes e investimento na qualificação dos docentes, a fim de reverter o cenário preocupante revelado por essa avaliação internacional.
É fundamental que o país busque estratégias para elevar o desempenho dos estudantes, garantindo a eles as habilidades necessárias para participar ativamente na sociedade e competir em um mundo cada vez mais globalizado e exigente. A melhoria da educação é um investimento essencial para o futuro do país e para garantir oportunidades iguais de desenvolvimento para todos os estudantes.