Regimes autoritários enfrentam obstáculos para obter crescimento sustentável, afirma vencedor do Prêmio Nobel de Economia

O renomado economista Daron Acemoglu recebeu o Prêmio Nobel de Economia deste ano em reconhecimento ao seu trabalho sobre o papel das instituições no desenvolvimento econômico e na inovação. Durante uma coletiva de imprensa em Estocolmo, após receber a premiação, Acemoglu enfatizou a importância do Estado de direito e de instituições justas para garantir um crescimento sustentável e positivo.

Com 57 anos, Acemoglu é especialista em economia política, crescimento econômico e desigualdade. Seu colega, James A. Robinson, de 64 anos, também foi laureado com o prêmio e é professor na Universidade de Chicago. Juntos, os dois autores já publicaram livros que destacam a importância de estruturas políticas e econômicas inclusivas para o sucesso de um país e para garantir um crescimento econômico de longo prazo.

O foco atual de Acemoglu está no impacto econômico da automação e da inteligência artificial (IA). Ele destaca a relevância dessas tecnologias para o avanço econômico e como elas estão transformando diversas áreas, inclusive aquelas que foram premiadas com o Nobel de Física e Química deste ano.

A análise e as pesquisas de Acemoglu são fundamentais para a compreensão dos desafios econômicos enfrentados atualmente, bem como para a busca de soluções que levem a um desenvolvimento sustentável e equitativo. Seu reconhecimento com o Prêmio Nobel reforça a importância do estudo das instituições e das políticas públicas para a construção de um futuro mais próspero e justo para todas as sociedades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo