Projeto de lei quer garantir direito à saúde em shows e eventos culturais após morte em show de Taylor Swift no Brasil.

A deputada do PT-MG, Ana Pimentel, anunciou no último sábado, dia 18, que vai apresentar um projeto de lei com o intuito de “assegurar a proteção climática” e o direito à saúde em shows e eventos culturais. O projeto, que deve receber o nome de Lei Ana Benevides em homenagem a uma fã de Taylor Swift que morreu em um show da cantora na última sexta-feira no Rio, prevê diversas medidas para garantir a saúde dos espectadores.

A estudante universitária Ana Clara Benevides, de 23 anos, passou mal no início da apresentação em virtude do forte calor, o que gerou acusações nas redes sociais contra a empresa responsável pela organização do evento, a Time for Fun, por proibir a entrada de garrafas de água no estádio.

Ana era estudante de psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis, em Mato Grosso, e sua morte se tornou o assunto mais comentado no país na manhã de sábado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, mais de mil fãs da cantora desmaiaram ao longo do dia, devido à sensação térmica na região que chegou aos 60 graus Celsius.

Em resposta ao incidente, a deputada Ana Pimentel anunciou que irá apresentar um projeto de lei para atender a um abaixo-assinado que já tem mais de 149 mil assinaturas, com a proposta de distribuir gratuitamente água em eventos culturais. Além disso, a deputada Erika Hilton (Psol-SP) acionou a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos do Ministério Público Federal para investigar as circunstâncias da morte de Ana Benevides. Ela alega que a proibição de entrada de água no show configurou um crime.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, também anunciou que as denúncias de falta de água durante shows e espetáculos públicos serão investigadas, e determinou que empresas organizadoras de eventos terão que dar acesso à água gratuita em pontos específicos, chamados de “ilhas de hidratação”. Além disso, as produtoras de espetáculos não poderão mais proibir a entrada de garrafas de água nos shows.

A Time for Fun divulgou uma nota lamentando a morte da jovem, mas sem mencionar o calor ou as denúncias de dificuldade no acesso à água. Porém, o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que é “insanidade negar água a milhares de pessoas num calor em que a sensação térmica chegue a 60 graus”, e declarou que a Time for Fun terá que disponibilizar água nos shows da cantora norte-americana.

Taylor Swift ainda fará mais shows no Rio de Janeiro e em São Paulo nos próximos dias, e fica o questionamento sobre as medidas que serão adotadas para assegurar a saúde dos espectadores durante esses eventos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo