No estado de São Paulo, o tempo continua quente nesta quarta-feira, com previsão de pancadas de chuva e possíveis alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura. Já no Sul do país, onde a temperatura começou a cair, foram registradas chuvas fortes na terça-feira, causando problemas pontuais.
No Rio Grande do Sul, a capital, Porto Alegre, permaneceu em alerta devido ao volume intenso de precipitação, levando a prefeitura a suspender temporariamente o serviço na unidade de Pronto-Atendimento Lomba do Pinheiro, que teve parte da estrutura destelhada durante o temporal.
A frente fria já chegou ao Paraná, onde são esperadas chuvas e trovoadas durante a manhã desta quarta-feira, antes da queda de temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Sul do país pode registrar geadas em regiões de serra e planalto entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas madrugadas.
Em São Paulo, a instabilidade também se faz presente nesta quarta-feira, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. A partir de quinta-feira, a temperatura começa a cair, com máxima atingindo apenas 20°C. A tendência é de que a sequência de calor, chuvas e frio continue, pois as frentes frias, ao se deslocarem entre o ar quente e o ar frio, provocam essas variações climáticas.
No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, também é esperado o registro de pancadas de chuva, com temperaturas máximas previstas entre 18°C e 34°C para os cariocas e entre 17°C e 30°C para os belorizontinos. No entanto, essa frente fria não deve ser seguida por outra imediatamente, o que significa que as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país não devem sofrer quedas significativas nas temperaturas.
Assim, cidades como Campo Grande e Cuiabá devem registrar chuvas e quedas nas temperaturas nesta quarta-feira, com termômetros variando entre 20°C e 32°C. Essa tendência deve se manter ao longo da semana, com a frente fria perdendo força à medida que avança pelo país.