No entanto, apesar do frio da manhã, a tarde promete ser quente, com previsão de a cidade registrar o dia mais quente para um mês de junho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima prevista para esta terça-feira é de 29°C, sendo que a mínima deverá ficar em torno de 16°C.
Essa amplitude térmica, caracterizada pelo contraste entre o frio da manhã e o calor da tarde, é atribuída à presença de um bloqueio atmosférico, uma massa de ar seco que tem coberto o centro do país nas últimas semanas e que continua inibindo a formação de nuvens.
Nesta segunda-feira (17), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou uma temperatura de 12°C nas regiões de Capela do Socorro e Marsilac, enquanto o Inmet registrou 28,6°C no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, no meio da tarde.
Além disso, a umidade relativa do ar na capital paulista estará baixa, com percentuais próximos ou ligeiramente abaixo dos 30%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a umidade abaixo de 60% é prejudicial à saúde.
Com a chegada do inverno prevista para a próxima sexta-feira (21), São Paulo continuará tendo dias frios pela manhã, quentes à tarde e amenos à noite. A previsão para os próximos dias é de uma mínima de 15°C na quarta-feira (19) e uma máxima de 28°C à tarde. Essa tendência se mantém para a quinta-feira (20).
Portanto, é importante que a população esteja atenta às mudanças bruscas de temperatura e mantenha-se informada sobre as condições climáticas para se proteger da variação de temperaturas ao longo do dia.