Pereira destacou que no caso do presidente Lula, o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório não foram respeitados. Segundo ele, os vazamentos de informações sigilosas da Lava Jato para a imprensa “macularam” a operação.
Além disso, o deputado também abordou as delações sigilosas vazadas de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Pereira ressaltou a importância de aguardar as investigações para comprovar o conteúdo das delações, já que, de acordo com decisão amplamente reiterada pelo Supremo Tribunal Federal, uma delação só tem valor se tiver junto outras provas, não somente a palavra do delator.
No programa, participaram da bancada de entrevistadores Guilherme Caetano, repórter do jornal O Globo; Igor Gadelha, colunista do Portal Metrópoles; Anna Virginia Balloussier, repórter especial da Folha de S. Paulo; Ricardo Corrêa, coordenador de Política em São Paulo no Estadão; e Clarissa Oliveira, analista de Política da CNN Brasil. Excepcionalmente, o programa contou com a apresentação de Rodrigo Piscitelli.
O programa Roda Viva vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Vale ressaltar a apresentação de Vera Magalhães.