Poeta Adélia Prado prepara lançamento de primeiro livro inédito em mais de uma década: “Jardim das Oliveiras” publicado pela Record.

A consagrada poeta mineira Adélia Prado, uma das mais importantes vozes da poesia brasileira contemporânea, está se preparando para lançar seu primeiro livro inédito em mais de uma década. Intitulado provisoriamente como “Jardim das Oliveiras”, a obra está prevista para ser lançada no segundo semestre de 2024 pela editora Record.

Aos 88 anos, a autora revela ter passado por um período de “deserto criativo” após a publicação de sua última coletânea, “Miserere”, lançada em 2013. Contudo, Adélia Prado comemora o retorno à escrita, descrevendo a sensação como um “alívio” e “profunda satisfação” em poder servir à poesia novamente. Ela relata ter resgatado antigos poemas escritos durante a sua juventude, que se conectaram à sua experiência atual e desencadearam a ideia para o novo livro.

A inspiração para o título “Jardim das Oliveiras” tem origem na passagem bíblica que descreve o local onde Jesus Cristo orou antes de ser crucificado. Adélia Prado, mulher de fé católica, utiliza o título como uma forma de dialogar com a angústia enfrentada durante os anos em que esteve sem escrever, compartilhando a dor que, segundo ela, todo poeta é capaz de entender.

Além do aguardado lançamento de Adélia Prado, a editora Todavia tem programado o lançamento para abril de um bestseller americano que traça os acontecimentos referentes ao conflito entre Israel e Palestina. O livro intitulado “The Hundred Year’s War on Palestine”, de Rashid Khalidi, cobre cem anos de disputa na região, apresentando uma análise profunda e imparcial sobre a questão.

Já a editora Boitempo se prepara para lançar a primeira tradução direta do russo de “O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia”, obra essencial escrita por Vladimir Lênin, que marca o centenário de sua morte. A obra, iniciada em 1896 e finalizada no exílio, representa uma análise econômica profunda da Rússia.

Por fim, a HarperCollins anuncia o lançamento do primeiro livro de não ficção da escritora franco-marroquina Leïla Slimani no Brasil. Com o título “O Perfume das Flores à Noite”, a obra traz reflexões artísticas sobre a experiência de passar a noite em um museu.

Dessa forma, o cenário literário brasileiro e internacional se prepara para receber uma série de lançamentos que prometem enriquecer o repertório dos leitores ávidos por obras de qualidade e relevância social e cultural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo