Plataforma Celular Seguro ultrapassa 500 mil cadastros em três dias após o lançamento pelo Ministério da Justiça

O aplicativo Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), bateu a marca de 500 mil cadastros em apenas três dias após o seu lançamento. Até as 15h desta sexta-feira (22), o app já contabilizava 465.150 mil downloads na loja Google Play Store, destinada a celulares com sistema operacional Android, e 194 mil downloads em aparelhos iPhone com sistema iOS. Com isso, o aplicativo se tornou o mais baixado do país por dois dias seguidos.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ferramenta recebeu 2.544 alertas de usuários referentes a perdas, roubos ou furtos de aparelhos. O secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, destacou a confiança demonstrada pelos usuários nas ações do Ministério diante desses problemas, ressaltando o compromisso de resolver questões graves da população, como o combate ao roubo e furto de celulares.

O aplicativo Celular Seguro foi desenvolvido com o objetivo de prevenir o uso indevido de celulares roubados ou furtados, por meio de notificações mais rápidas às operadoras e instituições bancárias e de crédito. O cadastro no aplicativo pode ser feito acessando o site do Ministério da Justiça e Segurança Pública ou por meio das lojas de aplicativos online.

Além disso, o usuário pode indicar outras pessoas de confiança para efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. Até a tarde de sexta-feira, 331.470 pessoas de confiança já haviam sido incluídas.

O processo de bloqueio do aparelho é simples e pode ser acionado tanto pelos bancos quanto pela operadora telefônica, garantindo uma rápida resposta em caso de perda, roubo ou extravio do celular. O corte das linhas telefônicas entrará em vigor até fevereiro de 2024.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também alerta os usuários para fake news circulando sobre o funcionamento do Celular Seguro, assegurando que o governo federal não acessa dados dos telefones dos usuários e que não envia e-mails ou links para acesso à plataforma. O aplicativo conta com a adesão de 12 bancos, incluindo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, entre outros. A recomendação é que os usuários confiram os termos de uso da plataforma para conhecer as empresas que já aderiram ao aplicativo.

Em caso de recuperação do aparelho, o usuário precisará entrar em contato com as operadoras e parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo